terça-feira, 26 de abril de 2011

Páscoa

Na Educação Infantil trabalhar com lúdico é muito importante, pois, estamos estimulando o desenvolvimento da criança.
Quando se fala em algo que é de seu interesse, como o coelho e ovos, despertam ainda mais a vontade em produzir as atividades propostas pelo professor. Essas atividades permitem que as crianças, brinquem, imaginem e construam brincando, pois, é nesse momento que conhecemos suas habilidades e capacidades.
Após alguns dias trabalhando literatura, cânticos sobre a Páscoa, as crianças do BII receberam a visita do coelho na sala, confeccionaram seus próprios ovos, junto com o auxilio das professoras.
A criança demonstra maior interesse quando se trabalha em cima de um planejamento, pois, a organização e o ambiente adequado favorecem na criação e na produção. Eles conseguiram atingir nossos objetivos, estamos contentes, pois sabemos que nossas crianças são capazes de se desempenhar em qualquer desafio proposto.

PROFESSORAS: ARLETE, DAIANE, MARIZETE, DAIELE.










segunda-feira, 18 de abril de 2011

VISITA DO COELHO NA CRECHE...

Páscoa significa renascimento, nesta páscoa recebemos a visita do Coelho proporcionando muita alegria, emoção, satisfação. Esperamos que renasça dentro de vocês sentimentos puros de amor, fraternidade e carinho. Que Jesus ilumine todos Nós!

quarta-feira, 13 de abril de 2011

O Livro da Família

Hoje observamos uma sociedade fragilizada quanto aos valares educacionais , sociais éticos e morais.Todos estes problemas, nos leva a crer que vivemos em um ambiente desfavorável para a construção social , da cidadania e bem estar dos indivíduos.A mesma família que já foi tida como pilar de sustentação, hoje está se tornando instrumento de degradação dos indivíduos. Nesse sentido procuramos mostrar as nossas crianças que hoje há várias formações de famílias. Com este trabalho acreditamos que nossa sociedade será diferente porque buscamos fazer a diferença.

Uma parceria entre família e escola é fundamental no processo educativo da criança.Assim solicitamos aos pais que nos mandassem o álbum de sua família , onde cada criança pode relatar aos colegas a sua formação familiar.Foi um momento prazeroso pois houve muita empolgação por parte de toda a turma.Este trabalho contribuiu para a construção da identidade, autonomia e cidadania da criança.

terça-feira, 5 de abril de 2011

COMO EU ERA... COMO EU SOU!!!

O objetivo da atividade foi propiciar a criança o conhecimento sobre o mundo, partindo da identidade, do eu da mesma para depois investigar o mundo que esta inserido. Resolvemos iniciar o trabalho partindo da identidade da criança já que a mesma antes de tudo precisa saber quem é ela, de que mundo faz parte e qual a sua função no meio em que vive.
Dessa forma foi solicitado aos pais que enviassem fotos de quando as crianças eram bebê e de agora, para que assim a criança pudesse perceber a diferença de como era e como é, as mudanças que ocorreram, a influencia da família no seu desenvolvimento e crescimento enquanto ser humano que esta inserida em uma sociedade que esta em constante transformação.


COMO EU ERA... COMO EU SOU!!!





Atividade:
Partindo da idéia que a criança precisa saber quem é de onde veio, foi realizado um trabalho a partir da história “Cachinhos dourados”, onde utilizamos à dramatização usando (bonecos, ursos, materiais recicláveis para fazer a casa e os móveis) que aparecem na história, tendo como objetivo mostrar para a criança o ambiente familiar que ela faz parte.
Com essa atividade enfatizamos a influencia que o ambiente familiar, a moradia, a convivência e as relações afetivas apresentam para a formação da identidade da criança e como ela demonstra isso através das suas atitudes no dia-a-dia, lembrando que a mesma esta em processo de crescimento e desenvolvimento e como é importante a participação da família nesse processo.